Realizar um casamento ao ar livre no inverno exige alguns cuidados. Afinal, dependendo da região do Brasil em que você está, as temperaturas podem ser baixíssimas. Sabe aquele decote nas costas maravilhoso que você pensou em usar? Não será possível. E se você está preocupada, os convidados também ficarão. Especialmente aqueles que têm filhos pequenos.
Para não errar na hora de realizar um casamento ao ar livre no inverno, separamos 4 dicas para você. Acompanhe!
Capriche no aquecimento do local
O casamento ao ar livre no inverno deve ser planejado com muito cuidado. Certamente, o casal não quer que ninguém adoeça por causa da festa que adentrou a noite. Por isso, muitos optam por um local que possui uma área aberta e um espaço mais protegido, como no Monte Záion.
Soma-se a essa opção a possibilidade de contratar aquecedores para os espaços. Os noivos devem ter em mente que os convidados não podem ficar desconfortáveis. Senão, assim que cair a noite, vão embora. Por isso, a saída é caprichar na estrutura de aquecimento. Existem aquecedores a gás, lareiras portáteis e painéis revestidos com flores ou tecidos que formam uma parede que você pode escolher.
Adote cores e mobiliário aconchegantes
Inverno é sinônimo de aconchego. Se você realizará um casamento ao ar livre nessa estação, deverá investir bastante em elementos que trazem essa sensação. O tom da decoração e o mobiliário podem ser os responsáveis por atender a este requisito. As cores estabelecem a identidade visual do casamento e são essenciais na concepção da decoração. Com elas, você consegue coerência em um casamento ao ar livre no inverno.
Não se esqueça que é sempre possível adaptar a linguagem visual da festa ao local onde será realizada. Não é preciso se prender aos paradigmas da estação. Quer alguns exemplos? Veja:
- Coloque flores da estação para completar o ambiente, como boca-de-leão, flores de cerejeira, copo-de-leite, flor de ervilha e de pereiras, gipsófila (mosquitinho), tulipas, astromélias, rosas, orquídeas tipo chuva-de-ouro e cymbidium; vale ressaltar que você deve consultar os tipos de flores que estão incluídas em sua contratação.
- Invista em elementos que trazem conforto, aconchego e que podem servir como barreira para o frio, como tapetes, poltronas e cortinas; lembre-se, consulte os elementos que estão inclusos no seu pacote.
- Adote cores invernais para compor o espaço, como tons pastéis mesclados com tons mais fechados;
- Escolha tecidos com texturas mais grossas, como veludo, camurça e couro.
Pense em um cardápio adequado
Você sente mais fome no frio? Antes de dormir, procura por algo quentinho para aquecer o corpo? Esse é o mesmo pensamento que você deve ter ao realizar um casamento ao ar livre no inverno. Sempre que as temperaturas diminuem, a fome aumenta. A preocupação com o cardápio é fundamental, já que ele deve cumprir bem sua função de não deixar ninguém com fome, além de trazer um aconchego. Conversar com o buffet é uma medida importante.
Lembre-se que o frio pode espantar as pessoas e fazer com que elas saiam da festa mais cedo. E o casal não deseja ver o evento terminando antes do previsto. Por isso, converse com o responsável pelo buffet para que seja feito um cardápio mais calórico. Carnes, sopas ou caldos, aves, massas, risotos, tudo bem quentinho e aquecido.
Para acompanhar, o vinho tinto pode inclusive substituir o champagne, que pode ficar apenas para a hora do brinde. Ainda que sua região tenha um inverno mais “quente”, o cardápio pode ser mantido. Até porque o casamento ao ar livre costuma ser em um local rodeado por natureza, com lagos, o que pode fazer com que a temperatura seja mais baixa.
Escolha um bom horário de início
A última dica para realizar um casamento ao ar livre no inverno é escolher um bom horário de início. Como a temperatura cai bastante após as 20 horas, o ideal é começar a cerimônia às 16 horas. O casal pode aproveitar o fim da tarde e o pôr do sol para ter lindas fotos, além de aproveitar bastante a noite. A festa acabará antes de cair a madrugada, quando a temperatura estará ainda mais baixa.
Para realizar um casamento ao ar livre no inverno, o casal deve ter em mente o conforto de todos, o que se manifesta desde a decoração até a escolha do buffet. Quer uma dica extra? Dê dicas de roupas para os convidados pelo site. Lembre-os que o local é aberto e que as temperaturas caem durante o evento!