Na hora de se casar, é preciso fazer um bom planejamento. Isso inclui pensar em data, lista de convidados, fornecedores, fotografia. Mas um dos dilemas que pode existir é: casamento na igreja ou ao ar livre? Pode ser que o casal sempre sonhou com uma opção, mas a outra vem se mostrando bastante atraente…
O que importa é escolher algo que se enquadre no gosto dos noivos, e a cerimônia é um momento tão especial que é preciso levar em consideração as peculiaridades de cada local. Para ajudá-la a escolher, separamos alguns pontos para você relevar na hora de fazer seu casamento na igreja ou ao ar livre. Confira!
Tradição
Antigamente, pensar em um casamento na igreja ou ao ar livre não era sequer uma opção. A tradição no Brasil, que é um país extremamente religioso, era realizar a cerimônia dentro da igreja, independentemente da crença professada. Tanto é assim que algumas religiões, como a Católica, não permitem que seus rituais formais sejam realizados fora de suas dependências.
Por isso, se um dos noivos ou ambos forem devotos de alguma crença e fizerem questão de se casar no local, o casamento deverá ocorrer na igreja. Em geral, será preciso realizar um curso de noivos, que foca nos preceitos do casamento dentro daquela religião, e pagar uma taxa de utilização da igreja. Lembre-se de que algumas igrejas são muito disputadas, então a agenda pode ser um problema!
Entretanto, é preciso destacar que essa tradição já não é uma regra no Brasil. Pelo contrário. A cada dia, vemos casais optando por outros modelos de cerimônia, seja realizando-a no salão onde a festa acontecerá ou ao ar livre. Casar-se na igreja já não é mais tendência.
Praticidade
Imagine que você escolheu se casar na igreja. Certamente você terá um horário limite para chegar, principalmente se o local for disputado e tiver mais de um casamento no dia. O celebrante não poderá esperar muito. Você chega correndo, acaba a cerimônia e precisa sair também apressada para a festa. Parece um pouco estressante para um dia tão importante como esse, certo?
Pois é. Na hora de escolher o casamento na igreja ou ao ar livre, leve em conta a praticidade. É muito mais prático e cômodo realizar o casamento ao ar livre, pois é possível concentrar tudo no mesmo lugar. Os noivos e os convidados não precisarão se deslocar e há uma tolerância maior quanto a um possível atraso.
O casamento ao ar livre também se mostra prático quando falamos dos serviços. A decoração já é bem mais fácil, pois a natureza já tem sua beleza. A luz natural facilita o trabalho de fotógrafos e videomakers, deixando os materiais audiovisuais sensacionais. E, por fim, ainda dá para economizar com as taxas de igreja, escolher locais inusitados e roupas mais livres.
Beleza
Existem igrejas maravilhosas? Existem, e elas são famosíssimas por isso, o que significa uma enorme dificuldade em conseguir uma data para se casar nelas. Há casais que esperam por 2 anos para realizar sua cerimônia. Há outros locais apenas bonitos, que com uma boa decoração ficam lindos. Mas quando se pensa em casamento na igreja ou ao ar livre, a beleza natural ajuda demais.
A decoração de espaços abertos não exige muito. Se você for compará-los com o necessário para deixar uma igreja impecável, verá que o casamento ao ar livre não só confere uma liberdade criativa maior, como precisa de muito menos. Basta um local cercado por árvores, lago e construções rústicas que já está maravilhoso.
Flexibilidade
Por fim, na hora de escolher entre o casamento na igreja ou ao ar livre, pense na flexibilidade que você terá para deixar tudo como sempre sonhou. Certamente, fora dos locais religiosos, que possuem regras próprias, os noivos terão mais liberdade. Não só quanto à decoração, como já falamos.
É possível optar por modelos mais despojados de vestidos, tanto para a noiva quanto para as convidadas. Os homens não precisam adotar vestimentas extremamente formais, podendo escolher o traje “esporte fino” e roupas mais leves, especialmente se o casamento for durante o dia.
Os noivos também escolherão quem mediará a cerimônia. Tem um amigo próximo que sempre foi ótimo com as palavras ou um líder espiritual que admira? Ótimo. Sem contar a entrada dos noivos que pode ser personalizada. Tudo para ficar com a cara dos noivos!
Entre um casamento na igreja ou ao ar livre, a segunda opção tem se mostrado uma escolha acertada para os noivos. Praticidades, flexibilidade e beleza contam bastante nesse momento.
Quer realizar o casamento dos seus sonhos? O Monte Záion te ajuda!