A celebração de um casamento é um momento muito especial no grande dia. Independentemente de a cerimônia ser realizada na igreja ou em local alternativo, ao ar livre ou em local fechado, as palavras ditas naqueles minutos podem reverberar por muito tempo. E parecem ter um grande impacto em cerimônias modernas e intimistas, como os mini weddings.
Por isso, todo casal deseja encontrar o celebrante ideal para seu casamento. Dentro das igrejas, é o padre ou o pastor. Quando não há qualquer vínculo com instituições religiosas, o celebrante é chamado de Wedding Officiant. É comum que ele tenha conhecimentos em áreas como filosofia e teologia, mas não é um requisito. Se ele conduzir o ritual de forma bonita e verdadeira, basta.
Quer saber como escolher o celebrante ideal para seu casamento? Separamos 3 dicas fundamentais!
Considere a personalidade do casal
O primeiro ponto na hora de escolher o celebrante ideal para seu casamento é considerar sua personalidade e a do(a) noivo(a). Por ser um momento muito especial, não se pode negligenciar nenhum detalhe que possa traduzir quem vocês são e em que acreditam.
Imagine que vocês tenham uma personalidade extrovertida, agitada, alto astral. Seria muito legal ter um celebrante que tivesse essa característica, tornando a cerimônia descontraída, sem perder a beleza. Se, por outro lado, tiverem uma personalidade mais introspectiva e séria, o celebrante ideal para seu casamento não pode ser o cara mais brincalhão.
Tanto faz se vocês querem escolher um profissional ou um amigo próximo para desempenhar esse papel de abençoar a união e fazer um lindo discurso. O importante é escolher com critério alguém que se encaixe bem no que vocês são.
Por isso, antes de escolher o celebrante ideal para seu casamento, procure conhecê-lo melhor. No caso do profissional, pesquise na internet as cerimônias realizadas por ele, faça reuniões e assista aos vídeos, se existirem. Só assim você garantirá que sua cerimônia seja agradável e personalizada, de modo que as palavras ditas façam sentido para a vida do casal.
Opte por um celebrante laico ou religioso
Os casamentos realizados dentro dos templos religiosos já têm um celebrante próprio do local. Mas se você está se casando fora da igreja, ao ar livre, terá mais liberdade para escolher o celebrante ideal para seu casamento. Mesmo assim, não necessariamente ele deve ser laico (realizam a cerimônia holística, ecumênica ou neutra). Também é possível escolher celebrantes religiosos para seu grande dia, basta consultar aquele que você admira para saber sobre a possibilidade.
Se vocês são um casal religioso, o celebrante ideal para seu casamento deverá ter conhecimentos sobre a religião que professam. Não adianta ter uma pessoa incrível, falando palavras bonitas do catolicismo, se vocês são budistas. Não faz sentido.
Da mesma forma, se vocês são ateus e não acreditam em uma divindade, o ideal é escolher alguém ótimo com as palavras, mas que tem uma abordagem mais humanista. Se não têm alguma religião, mas são espiritualizados, o celebrante ideal para seu casamento também deve ir neste sentido.
Pense no tipo de cerimônia
Para cada casal existe um tipo de cerimônia ideal. Para escolher o celebrante, é preciso considerar como será sua cerimônia.
Você pode optar por uma cerimônia religiosa com efeito civil, que é realizada por um líder espiritual dentro da igreja. O celebrante e a instituição religiosa são habilitados no cartório, de modo a conferir efeito civil ao casamento.
Se você for realizar somente a cerimônia civil, ela pode ser feita no cartório ou em local para casamento. É preciso contar com a presença de um juiz de paz, autoridade habilitada para oficializar o matrimônio.
Outra opção é realizar a cerimônia ecumênica, que é centrada na espiritualidade, mas não em uma religião específica. Se você quer celebrar o amor, independentemente de qualquer fator ou condição, como gênero, sexualidade ou religião, é a opção perfeita. O celebrante ideal para seu casamento, neste caso, deverá ter sensibilidade suficiente para conduzir a cerimônia de forma leve e harmônica.
O celebrante ideal para seu casamento é aquele que se encaixa no tipo de cerimônia, nas crenças e na personalidade do casal. Pode ser profissional ou alguém querido, o que importa é traduzir a felicidade de um dia tão especial!