Por mais que os noivos se planejem para o casamento, não são raros os relatos sobre ultrapassar o orçamento. Às vezes, aquela decoração fica um pouco acima do limite, assim como alguns gastos extras imprevisíveis. Diante desses contratempos, passado o evento, é preciso saber como equilibrar as contas se seu orçamento estourar. Afinal, ter um planejamento financeiro é uma prática saudável em qualquer ocasião.
Veja nossas dicas para que vocês recuperem o fôlego das finanças após um investimento um pouquinho acima do previsto no casamento!
Trace estratégias
Os casais mais organizados certamente fizeram uma planilha orçamentária do casamento. É ela que indicará os produtos ou serviços que ainda possuem parcelas em aberto. Os mais planejados e precavidos costumam pagar todo o casamento com antecedência, mas isso é cada vez mais raro em tempos de crise econômica.
Por isso, a primeira medida para equilibrar as contas se seu orçamento estourar é identificar os problemas para traçar estratégias. O que deve ser pago nos próximos meses, além dos boletos de água, luz, internet etc.?
Agora, vocês devem conciliar as contas da casa com as do casamento. A lembrancinha do casamento foi dividida em 3 vezes e ainda falta um mês? Que tal ver uma despesa que pode ser cortada ou reduzida para o próximo mês? Como a situação é temporária, o corte não é tão sentido assim.
Essa planilha de gastos é fundamental para os primeiros meses do casamento, porque é ela quem apontará o que ainda falta para ser pago relativo ao evento, sem que haja prejuízo das demais despesas.
Reveja seus hábitos
Equilibrar as contas depende de uma revisão sobre os hábitos do casal. Existem despesas mensais que permitem negociação para planos mais acessíveis, como é o caso de internet, telefonia e TV a cabo. Não são gastos supérfluos, mas podem ser reduzidos. É preciso sempre ter em mente que esse “arrocho” pós-casamento é temporário.
Outro gasto que costuma ser frequente e pode dar um tempinho é o gasto com alimentação em restaurantes. Se o casal adora sair para explorar a gastronomia da cidade, ótimo. Mas é possível, pelo menos por alguns meses, que isso ocorra a cada 15 dias ao invés de sair toda semana. É possível rever alguns hábitos e cortar gastos sem ser radical, respeitando o lazer da família e o bem-estar.
Estabeleça prioridades
Se você quer equilibrar as contas, deve adotar uma prática muito importante de planejamento financeiro, que é estabelecer prioridades. A partir disso, é possível ver o que poderá ser cortado por algum tempo. Afinal, você deve abrir mão de certos gastos até estabilizar sua situação, sendo impossível atender a todos os caprichos mensais.
Tinha planejado começar a troca do seu guarda-roupa, que é o mesmo há algum tempo? Adie esse plano para um futuro de médio prazo. Nesse momento, isso não é urgente. Quando pensar em estabelecer prioridades, pense inicialmente nas dívidas mais caras, que possuem juros mais altos. Pense em quitar à vista as dívidas de menor valor, negociando um desconto sobre o saldo devedor.
Programe seu lazer
Muitas pessoas que pensam em equilibrar as contas imediatamente cortam todos os gastos relacionados ao lazer. Essa pode ser uma atitude perigosa, porque é o momento de interação do casal, de descanso e de estreitar as relações afetivas inclusive com as pessoas queridas que estiveram presentes no casamento.
A saída neste caso é pensar em momentos de lazer que não dependem de muito investimento. Existem inúmeros programas culturais gratuitos e de baixo custo que podem integrar sua programação para as horas de folga.
Adie eventuais reformas
Aparentemente, uma comichão de reforma toma os recém-casados que já moram juntos há algum tempo. É comum que eles queiram deixar a casa com uma nova cara nesta nova etapa, realizando mudanças para deixá-la do jeito que sempre sonharam. Mas se vocês precisam equilibrar as contas, é preciso priorizar as contas, como apontamos anteriormente. Ou seja, que tal deixar a reforma para daqui a alguns meses? Assim, vocês focam em quitar os últimos débitos que restaram do casamento, sem prejudicar o orçamento familiar.
Para equilibrar as contas pós-casamento, é preciso ter um planejamento com boas estratégias que permitam o casal viver bem. Rever hábitos e estabelecer prioridades são boas práticas.
O orçamento apertou por aí? Conte para a gente o que você fez para se aliviar!